O aluguel de galpões temporários cresce e transforma o mercado com novas ideias de aplicação e usabilidade.
As indústrias brasileiras estão em constante evolução com o mercado para melhorar a eficiência dos seus processos produtivos, reduzindo custos e criando novas oportunidades de negócio. Neste cenário, as inovações oferecidas pelas novas tecnologias, ao entregar resultados eficientes e flexíveis, estão entre as principais buscas das indústrias no momento atual.
A mudança de comportamento ficou evidente após o impacto da pandemia de coronavírus, que desafiou os administradores em um período que exigiu criatividade, jogo de cintura e muita criatividade para superar os obstáculos e não parar a economia.
Uma das mudanças mais visíveis do comportamento decisivo das grandes empresas nacionais é a escolha de soluções práticas e sustentáveis para os parques industriais. Investir em construções de alvenaria é uma decisão que perde espaço para soluções modernas, como os galpões flexíveis em lona.
O modelo atraente e vantajoso do aluguel de galpões lonados é um demonstrativo de como novas ideias estão ganhando cada vez mais espaço, inclusive nas indústrias mais tradicionais do cenário brasileiro. Armazenar estoques excedentes em uma estrutura de aço coberta com lona é atrativa para as empresas, representando economia e flexibilidade.
Por que alugar galpão lonado?
O galpão lonado, especialmente no contexto de Opex e Capex, possui dois aspectos financeiros importantes na gestão de ativos.
As despesas operacionais, Opex, são os custos associados à operação diária do galpão lonado, incluindo a manutenção, aluguel, utilidade e a mão de obra. Já as despesas de capital, Capex, são os investimentos em bens de longo prazo que aumentam a capacidade ou eficiência do galpão.
Neste cenário, ao optar pela compra de galpão de lona, a empresa leva em consideração a construção ou ampliação, a inclusão de equipamentos para sua usabilidade e as melhorias estruturais, como o sistema de climatização e iluminação. Por outro lado, ao alugar, a empresa não tem essa preocupação.
A análise de Opex e Capex é fundamental para a saúde financeira de um negócio a médio-longo prazo. Um bom equilíbrio entre esses dois tipos de despesas pode otimizar a operação e maximizar o retorno sobre o investimento no galpão, seja comprado ou alugado.
No contexto de redução de Opex, por exemplo, investir na locação de um galpão lonado representa uma despesa operacional, o que facilita a gestão financeira e permite maior flexibilidade nos balanços. O modelo de locação pode trazer deduções fiscais, contribuindo para a economia geral da empresa.
A redução de impostos é outro ponto analisado com atenção. Ao utilizar os galpões como uma despesa operacional, e não como um investimento de capital, há dedução de custos, resultando em uma significativa redução na carga tributária.
Aluguel de galpão lonado para o agronegócio
O agronegócio utiliza muito a lógica Opex, ao optar pelo aluguel de galpões lonados nos períodos de estocagem da colheita. Além disso, a aplicação de galpões modulares é uma realidade que garante mais proteção e segurança para os produtos agropecuários, como cana-de-açúcar, café, laranja, soja e milho. Adicionalmente, os custos do aluguel são analisados dentro do contexto inicial do processo de colheita.
Por outro lado, mesmo o agronegócio, por exemplo, sendo o setor que é conhecido por movimentar a economia nacional, acompanha de perto essas transformações estratégicas. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), de fato, estima-se que a participação do setor na economia fique próxima de 21,5% em 2024. Portanto, para acompanhar o dinamismo e o crescimento, as soluções eficientes e econômicas para demandas sazonais são indispensáveis.
Os galpões temporários também são personalizados com acessórios, como o sistema de ventilação, garantindo um ambiente de qualidade para a estocagem e com proteção às variações climáticas, diminuindo o risco de germinações e fungos. Por outro lado, o aluguel por um período pré-determinado reflete um custo específico e pré-determinado na hora de fechar o balanço.
Galpões flexíveis em lona para empresas
A diversidade de aplicações dos galpões lonados incluem desde o armazenamento de produtos, grãos, maquinários, oficinas e almoxarifados. Os galpões desenvolvidos pela KOPRON são projetados para atender aos mais diversos segmentos industriais e logísticos do Brasil.
Os acessórios para galpões lonados permitem criar um ambiente ainda mais funcional com sistema de ventilação, iluminação em LED e sistema fotovoltaico. A personalização é uma ferramenta para que o galpão aumente o rendimento operacional durante o período de locação.
Custo-benefício de alugar galpão lonado
A locação de estruturas modulares com cobertura em lona é uma opção econômica e vantajosa ao comparar com a construção de uma estrutura permanente em alvenaria, especialmente diante de necessidades temporárias e sazonais.
As distribuidoras de insumos e matérias-primas, por exemplo, utilizam o suporte de uma estrutura flexível como para garantir a segurança e a qualidade dos itens. O aluguel de galpão lonado oferece um custo-benefício atrativo para as empresas, principalmente para o gerenciamento de crises, como a falta de espaços seguros para estocagem de insumos.
As empresas de logística estão acostumadas com os períodos de alta demanda, ou seja, diante de uma necessidade temporária ou sazonal, a aplicação de um galpão lonado é uma solução eficiente para garantir a qualidade e segurança dos bens transportados.
Os custos operacionais de um galpão modular são menores ao comparar com as manutenções necessárias em prédios tradicionais. Outro ponto é a personalização da estrutura. Isto é, ao alugar o galpão de lona, a empresa considera pontos como a economia deste novo espaço em um período curto de uso e o baixo impacto ambiental.
Usabilidade de galpões flexíveis em lona
A estratégia das indústrias brasileiras de alugar galpões em lona está diretamente atrelada ao benefício de uma estrutura flexível e adaptável às necessidades da empresa para um período determinado.
Os galpões flexíveis em lona podem ter sua adaptação para diferentes usos e necessidades. Ou seja, a aplicação de uma cobertura temporária oferece versatilidade tanto para o armazenamento de estoques excedentes, quanto para a organização de áreas de trabalho temporárias.
Outro benefício deste modelo de galpão modular é a possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho conforme a demanda, oferecendo à empresa uma solução flexível em termos de otimização estratégica de espaços vagos em períodos de alta demanda.
Galpão lonado sustentável
Os galpões lonados são soluções sustentáveis e com baixo o impacto ambiental para a sua produção na KOPRON e instalação nas indústrias que optam por este modelo de cobertura temporária. O processo de desenvolvimento dos galpões modulares da KOPRON respeita as iniciativas do projeto Pensamos Verde. Isto é, os materiais são reciclados estrategicamente, respeitando uma das características mais valiosas do aço.
A estrutura passa por galvanização a a fogo e possui uma vida útil de até 40 anos. Já a lona vinílica conta com vida útil de 10 a 15 anos. Além disso, possui tratamento antifúngico, retarda chamas em caso de incêndios e proteção contra raios UV.
Muito mais que uma opção prática e econômica, o aluguel de galpão de lona é uma solução que impulsiona o pensamento com os bens naturais extraídos da natureza. Quando você compara com uma construção em alvenaria, por exemplo, uma estrutura flexível tem baixo impacto ambiental e não gera resíduos, já que planejam a estrutura modular com estratégia para não agredir o meio ambiente.
Alugar galpão temporário
Alugar galpões flexíveis em lona é uma ótima solução para as mais variadas necessidades das indústrias, mas é importante avaliar as demandas específicas do negócio. Para isso, a KOPRON conta com uma equipe de especialistas para auxiliar na escolha da melhor opção.
Converse agora mesmo com o time comercial!