Os galpões termoacústicos são uma opção eficiente para reduzir a poluição sonora e oferecer conforto térmico para os trabalhadores.
O excesso de calor e ruídos são dois fatores críticos para o processo produtivo de diversos segmentos industriais.
O galpão termoacústico é uma alternativa para proporcionar isolamento térmico e acústico adequado ao ambiente, mantendo a temperatura interna estável e diminuindo a exposição dos trabalhadores aos ruídos externos.
A aplicação de galpão flexível termoacústico ganha cada vez mais espaço em processos de ampliação de fábricas, centros de distribuição, armazenagem de estoques excedentes e salas de máquinas. Sendo assim, é uma alternativa completamente atrativa para diversos setores econômicos e com resultados benéficos e de alto impacto positivo para a imagem da marca.
A principal vantagem deste tipo de cobertura é melhorar as condições de trabalho e evitar riscos de insalubridades, tornando o ambiente mais seguro e saudável ao evitar a exposição dos trabalhadores às condições de riscos ao bem-estar físico e emocional. Para mais, o conforto térmico é benéfico e essencial para humanos, assim como para matérias-primas e maquinários.
O barulho no ambiente de trabalho
O galpão termoacústico cria um ambiente mais agradável para os trabalhadores ao reduzir ruídos e barulhos indesejados, melhorando diretamente a qualidade sonora interna.
O barulho excessivo em qualquer ambiente de trabalho exige cuidados adicionais com todos os envolvidos no processo produtivo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o barulho excessivo é a principal causa de afastamento do trabalho. Existem vários tipos de ruídos no processo de produção industrial, e a exposição contínua a sons altos causa consequências para a saúde auditiva e mental dos trabalhadores.
O nível máximo de ruído permitido no ambiente de trabalho sem necessidade de proteção é de 80 decibéis por até 8 horas. À medida que a quantidade de decibéis aumenta, o tempo de exposição precisa diminuir. Além disso, é indispensável realizar exames de audiometria preventivos a cada 6 meses para acompanhar a saúde auditiva dos trabalhadores.
O galpão termoacústico possui, em sua estrutura interna, o revestimento em isopainéis termo-isoladores, o que contribui significativamente para que o ambiente interno tenha o máximo isolamento acústico dos ruídos externos. Além disso, ao bloquear e absorver os ruídos altos do processo produtivo industrial, o galpão flexível oferece mais segurança para os trabalhadores e, consequentemente, garante menos exposição ao barulho excessivo.
Exposição ao calor
O conforto térmico no trabalho é vital. Além disso, o investimento em galpões termoacústicos se destaca na indústria.
O calor excessivo prejudica a saúde. Além disso, torna o ambiente insalubre. Também diminui os rendimentos produtivos.
O calor é um fator que aumenta os riscos de fraquezas e tonturas, sendo que pode colaborar diretamente para um cenário de acidente de trabalho. Além disso, a temperatura do ambiente de trabalho influencia no quadro de saúde mental do colaborador, tornando-se a razão para crises de ansiedade e depressão.
Com isso, outro aspecto positivo da utilização de galpões termoacústicos é a conservação das características originais de matérias-primas, insumos, equipamentos e estoque de mercadorias excedentes. Além de proteger o estoque das variações climáticas e do risco de contaminação, o galpão termoacústico evita que as oscilações de temperaturas prejudiquem a integridade dos produtos armazenados.
O galpão flexível termoacústico conta com revestimento de placas de isopainéis, a mesma solução utilizada nas portas seccionais da Kopron, o material é revestido por duas chapas metálicas e preenchido por um núcleo isolante. A aplicação do isopainel é responsável por possibilitar a climatização do ambiente, já que bloqueia a transferência do calor para o espaço interno.
Galpão Lonado Termoacústico para a Mercedes-Benz
A Kopron é a empresa idealizadora do galpão termoacústico utilizado pela fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, em São Paulo. O projeto deste galpão de lona foi desenvolvido sob medida e com o máximo de expertise pelo time de engenharia da Kopron com o objetivo de expandir com agilidade e em pouco tempo o ambiente de fabricação de automóveis da montadora no Brasil, visando o aproveitamento de 100% dos espaços vagos na unidade fabril na região metropolitana de São Paulo. Desta forma, o que antes era apenas um terreno livre, transformou-se no estoque de componentes de peças de reposição da montadora alemã.
O projeto deste galpão de lona termoacústico conta com medidas especiais de 36x83x12 (LxCxA) e respeitou a principal necessidade da Mercedes-Benz: aproveitamento máximo dos ambientes para a logística /, mas com sistema de isolamento termoacústico do mesmo tamanho do galpão, visando a qualidade operacional do novo espaço de trabalho para os funcionários.
Além disso, devido às necessidades operacionais do espaço, o uso de acessórios para galpões lonados otimizou ainda mais o novo ambiente de produção. Para o desenvolvimento deste galpão flexível, foram aplicadas 6 portas exclusivas para os pedestres, 3 portas automáticas em PVC, colunas de proteção e easy line para conduzir os motoristas de caminhões pelo espaço interno, ventilação automática para conforto térmico, sistema de iluminação em LED e sistema de coleta d’água.
A fábrica da Mercedes-Benz no Brasil está em atividade desde 1956, sendo o maior centro de manufatura da montadora fora da Alemanha, seu país de origem. A unidade ampliou o espaço fábril em 3000 metros com este galpão de lona termoacústico e sem comprometer a linha de desenvolvimento de caminhões, tratores, ônibus e componentes dos automóveis da marca.
Galpões lonados termoacústicos sob medida
Do agronegócio ao varejo, a Kopron é reconhecida pela agilidade e flexibilidade na hora de desenvolver soluções de armazenamento sob medida e 100% personalizadas às necessidades do cliente.
Os projetos de galpões flexíveis oferecem vantagens competitivas às indústrias, como:
- Minimizar desperdício de matéria-prima e insumos;
- Otimização de qualquer terreno pleno em espaços úteis;
- Montagem rápida e em pontos estratégicos.
O galpão lonado termoacústico é uma infraestrutura completamente funcional para os processos de diversos setores da economia. O case da Mercedes-Benz no Brasil reforça como uma decisão pode impactar positivamente os resultados de uma empresa.
O que você fez pelo planeta hoje?
A Kopron é uma empresa comprometida com iniciativas sustentáveis e preocupada com a preservação dos recursos naturais. O galpão termoacústico, a título de exemplo, colabora com a redução de consumo de energia ao minimizar a transferência do calor para o seu interior. Desta forma, a temperatura interna é constantemente estável, reduzindo a necessidade excessiva de refrigeração.
A estrutura do galpão termoacústico é projetada em aço galvanizado a fogo, uma opção reconhecida pelo baixo impacto ambiental, uma vez que é completamente reciclável e reutilizável. O processo de montagem de um galpão lonado é muito mais rápido e eficiente, resultando em ações invasivas mínimas ao meio ambiente, como o desperdício de bens naturais.
O sistema de iluminação em LED de um galpão termoacústico gasta menos energia elétrica para iluminar com alta eficiência, durabilidade e baixo custo de manutenção. Por isso, o painel fotovoltaico é mais uma alternativa ecológica de acessórios para galpões lonados ao transformar os raios solares em energia elétrica.
Neste momento, o que mais podemos fazer é refletir sobre mudanças benéficas para o nosso planeta e como colocá-las em ação. Vamos juntos neste processo, topa?
Quer saber mais sobre como essa solução é capaz de impulsionar o seu negócio?
Fale com nossos especialistas sobre os galpões termoacústicos!